Muito Obrigado Pela Visita e espero que goste do texto.

Como é ter um Pai Presente ?

A alguns dias atrás estava conversando com as minhas colegas de trabalho e logo fiz uma pergunta para elas, se elas conseguiam se ver daqui a 10, 20 anos e a resposta é sempre a mesma objetiva e curta, "não consigo me ver", pois é nem eu mesmo consigo me ver daqui a 10 anos, talvez eu tenha um bom carro, talvez não, talvez seja bem sucedido, talvez tenha lindos filhos ou filhas, realmente, não consigo me imaginar e volta e meia me pego pensando na minha vida e fico horas e horas imaginando, fico pensando em relação aos meus filhos, sera que eu vou ser um bom pai, sera que eu vou cuidar bem deles ?



Desde pequeno eu sempre fui criado pela minha mãe, nunca tive uma figura paterna na minha infância, nunca tive um pai presente, por mais que ele tenha me reconhecido com filho dele em cartório, ele nunca foi um pai presente, sempre senti falta dessa figura no meu desenvolvimento como ser humano, quando ainda estava no ensino fundamental via os pais deixando seus filhos na porta da escola e dando um beijo e desejando boa aula, naqueles curtos momentos ficava imaginando qual seria a sensação de ter um pai presente, alguem que você possa se espelhar e ter medo e ser o teu super herói. Minha mãe desde que eu nasci desenvolveu essa função de ser pai e mãe ao mesmo tempo, nunca me deixou faltar nada, foi como podia me ensinando e me educando, minha não pode ver eu crescer, pois ela estava sempre trabalhando para nunca deixar faltar comida na nossa mesa e isso nunca faltou, nunca passei fome e necessidade, só passei mesmo uma vez necessidade mas foi por uma boa causa, quando minha mãe como uma guerreira como sempre foi, estava construindo nossa casa e tivemos que dormir em uma pequena peça em pleno inverno, passamos muito frio naquele tempo foi algo que jamais vou esquecer na minha vida, minha mãe foi um pai, mas era tudo muito diferente pois eu nunca me senti seguro para conversar sobre certos assuntos com a minha mãe talvez por ela ser Mulher e eu uma criança cheia de perguntas e nessas horas que entraria a figura paterna na minha vida e ela estava praticamente vazia, quando eu era muito pequeno eu tinha a figura paterna meu tio Nilton, que morava no mesmo patio que o meu, ele me levava para tudo quanto era lugar, não importava a roupa que eu estava e nem se era frio ou calor se ele me via na em casa ele me pegava e me colocava no colo e me levava para ir no mercado, na feira, era praticamente o pai que eu sonhei, meu tio era o pai que eu queria e que nunca tive, por volta do ano de 1995 uma fatalidade.



Estava toda família reunida depois de uma festa de 15 anos de umas das sobrinhas desse meu tio, quando tínhamos que ir no porto seco mais precisamente no salão buscar algumas tralhas que haviam ficado lá, estamos todos na frente de casa brincando, eu e meus primos e meu tio junto com caminhoneiro que iria carregar as coisas, estavam saindo quando começamos a pedir para ir junto com ele no caminhão, lembro daquela cena como se fosse hoje, ele dizendo que não tinha como, mas seu coração era muito frágil e um ato de loucura ele abriu a porta de trás do caminhão e disse que iriamos todos, mas amarrados em cordas para não se soltar do caminhão e cair, todos nós estávamos muito presos pelas cordas não havendo possibilidade nenhuma de cair do caminhão, mas o meu tio não estava, e em uma curva na entrada do porto seco a fatalidade, a corda onde supostamente ele estava preso se soltou e ele caiu do caminhão batendo com as costas e a cabeça no asfalto e bem na frente de todos, filhos, sobrinhos, primos, todos nós muito pequenos para entender e presenciar aquela fatalidade toda e mais tarde veio a noticia de que ele não resistiu as ferimentos e a queda e veio a falecer naquele Domingo de Fevereiro. Levei algum tempo para entender que aquela figura que eu tinha como um pai, nunca mais iria voltar foi uma dor muito forte no peito, uma dor sem explicação uma comoção na família toda que estava toda feliz um dia antes pela festa e no outro chorava a dor de perder uma pessoa que por onde passava alegrava a todos e sempre prestativo, eu as vezes tento me imaginar que talvez minha vida e a vida de todos seria muito diferente se ele estivesse vivo ainda, eu teria em quem me espelhar e quem puxar, mas tudo foi diferente, Deus mudou a historia da minha vida, mudou a história da nossa família pois por ser tão pequeno uma criança, ainda hoje quando vou na casa da minha tia sinto falta dele e de todas as vezes que ele me levava para sair é uma dor que o tempo não cura, ninguém cura.





Desde pequeno eu sempre tive que aprender a fazer tudo sozinho, aprender a jogar futebol sozinho, aprender a me barbear sozinho, aprender a ser homem, mesmo sendo criado por uma mulher, se hoje 80% das minhas amizades são com mulheres é porque eu aprendi com a minha mãe a tratar sempre muito bem uma mulher. Eu sinceramente não sei o que hoje sinto pelo meu Pai, não sei se Ódio, pela pessoa que ele é, não sei se vergonha por dizer que sou filho de uma pessoa que colocou alguem no mundo e simplesmente virou as costas, não me mandando nem mensagem, carta, telegrama no meu aniversario, sinceramente não sei o que eu sinto por ele, só sei de uma coisa, eu não quero ser parecido com ele em nada, absolutamente nada, não quero deixar com que esse ódio todo venha estragar a minha vida, venha me fazer ser um fracassado, eu sou capaz de ser muito melhor que ele em tudo e eu vou ser um bom pai para os meus filhos e um bom marido para minha esposa, mas mais do que isso eu vou ser um bom filho e não por méritos dele, mas sim da minha mãe que me ensinou a ser um bom Homem. A cada vez que eu começo a gostar de alguem eu começo a ficar com muito medo, pois eu tenho muito medo de perder as pessoas que eu gosto, assim como eu já perdi em outras oportunidades e dor da perda nunca vem sozinha, ela sempre vem acompanhada de uma série de problemas psicológicos eu sou uma pessoa que tenho medo, muito medo de amar as pessoas a minha volta, esse trauma não fui alguem que criou e sim a vida me deu de presente a dor de uma perda e a dor de não ter aquela pessoa que você sonha dias e noite e ela não estar ali no seu lado quando você mais precisa, "medo" essa palavra resume bem a minha vida.


2 comentários:

  1. isso acontece comigo.. so que meu pai me reconheceu e não exerce a função de pai. Ele te rios de dinheiro, e prefere ajudar a todos que pedem e se aproximam dele, em quanto os filhos são sacrificados, sem direito algum de respirar e sentir amor a ele..
    perante aos outros ele se faz de bom pi, mais so nós sabemos o quanto ele ja foi e é ruim com a gente. e nunca nos deu amor que merecemos. Ultimamente tenho sentido um ódio dele, que não quero nem vê-lo pintado de ouro. ele é uma pessoa mesquinha que so pensa nela e crescer sempre a fortuna dele.. e agora se juntou com uma mulher mais nova que ele e mais nova que eu que tenho 21 anos. e ela so enta interessado em seu dinheiro. e todos que tentam abrir os olhos ele se vira. Alem de ter passado a minha infancia toda longe dele estou passando minha vida.. seu texto explica tudo que se passa cmg.

    ResponderExcluir
  2. um pai . um pai .. ns o que e ter um pai , os meus pais separaram-se quando eu tinha 3 anos fiquei mt traumatizada .. eu nunca tive um abraço do meu pai ... era estranho ver os meus amigos a despedirem-se do pai e dizerem que tenhem o melhor pai do mundo e eu sem saber a felicidade que eles sentiam naquele momento ...... a vida e dificil , passei a minha infancia toda sem ver o meu pai , a olhar pr a foto dele e a pedir adeus pr voltr e ouve um dia que isso aconteceu mas ele vinha com uma mulher e um bebe .. estavam no parque eu via felicidade dele nos olhos quando olhava para aqula criança ... o meu pai abandomou me completamente .. tenho raiva dele , nem pintado o quero ver

    ResponderExcluir